IMPRESSÕES - C4 PALLAS 2008 MANUAL
Enviado: 06 Out 2012, 14:57
Pessoal,
Já me apresentei no tópico devido e com isso alguns já sabem as minhas intenções.
Ontem dirigi um C4 Pallas 2008, cambio manual, com 76.000kms, que está a venda numa das concessionárias Citroen da localidade.
Trata-se de uma versão GLX, das mais básicas. Não tem faróis de neblina, sensores de estacionamento, bancos de couro, ar digital e demais opcionais da versão mais top, que é a exclusive, se não me engano.
Bom, o carro se apresenta bem conservado, pintura toda original e excelente ainda (é um cinza grafite de tom ligeiramente azulado, não curto muito), somente teve um pequeno retoque no paralama traseiro, proximo a junção com o parachoque. Interior preservado, limpo, sem rasgos, apenas vi um desgaste no botão de bloqueio/desbloqueio dos botões do vidro elétrico traseiro. Percebi também algum mau contato com o sistema de som, que mudava as estações quando se esterçava o volante pros lados numa manobra.
Sobre o comportamento mecânico, gostei do que experimentei. Motor de bom torque em baixas, dando excelente agilidade pro carro em qualquer marcha ou faixa de rotação. Merecia um câmbio de relações mais longas, se a Citroen tivesse o trazido com a mesma relação dos C4 Pallas Argentinos (com diferencial 15% mais longo que o nosso, o que alonga todas as marchas), creio que o carro seria ainda mais prazeroso de se dirigir, principalmente numa estrada, onde avalio que ele deva ficar numa rotação mais elevada do que o desejado, em velocidades acima de 120 km/h. Estimo eu que nessa velocidade, a julgar pelo que andei, que ele deva dar 3.200 a 3.500 rpm em 5. Não está ruim, mas pela generosidade de torque do motor, poderia se aproveitar isso e deixar o cambio longo como no projeto original. Achei também que em altas ele poderia render um pouco mais, mas no geral o motor tem um comportamento excelente pois é bem linear. Minha comparação se recaiu sobre os carros 2.0 que já tive, principalmente o atual Tempra 16v que tenho. O desempenho final dos dois é semelhante, sendo que o Tempra tem duplo comportamento; ele sai mais lento que o Pallas, mas acima de 3.500 rpm puxa com mais vontade.... Creio que no fim das contas, acelerando-se a pleno dos dois, o desempenho seja igual, pois mesmo o Tempra sendo um pouco menos potente, é consideravelmente mais leve.
A suspensão, alvo de muitas críticas do que já li por aí, achei muito macia e agradável, estando com calibração ótima ao meu ver. Passei em ruas de paralelepipedo e calçamento ruim, não achei nada de ruidoso ou estranho. Ela parece que pode dar fim de curso com certa facilidade, mas basta cuidado em vias ruins e não deve ser nada de absurdo, pratica comum que ja tenho com meus carros.
O câmbio achei bom, os engates são identicos aos da linha Peugeot que ja andei, leves mas um pouco imprecisos. Direção de peso correto, não estranhei o cubo fixo do volante e achei a visibilidade boa, mesmo com todo seu tamanho e vidros estreitos. Não pude avaliar o sistema de ar condicionado (convencional), pois estava sem gás no sistema. Gostei do fato de que, mesmo estando parado a bastante tempo, segundo o vendedor me afirmou, o carro pegou de estalo e não apresentou ruidos estranhos no motor ou rumorosidade excessiva, mostrando que o sistema de lubrificação do carro está em ordem.
Dos detalhes que me desagradaram, segue:
1) Embreagem pesada. Pelo que li, esse peso dela á característica de todos os Pallas e C4 com motor 2.0. O funcionamento dela estava perfeito, marchas engatando bem, sem sinais de patinar (fiz umas trocas de marcha bruscas soltando o pé rápido e o carro engatou em problemas), mas realmente o peso do pedal me incomodou bastante, principalmente para um carro com viés confortável como ele. Novamente comparei com meu atual Tempra 16v (com motorização 2.0 16v semelhante), que é MUITO MAIS LEVE QUE O PALLAS, mesmo tendo comando manual. Comparando também com um Marea 2.4 20v que tive, a diferença é ainda maior. Então não se justifica esse peso da embreagem devido ao tamanho do motor, pois se assim fosse, o Tempra e Marea teriam pedais pesados, e não tem.
2) Direção balançando: Notei um balanço lateral pros lados, nas frenagens. Não senti folgas em nenhum componente da suspensão, apenas notei que nas frenagens a direção ficava sacudindo pros lados. O vendedor falou que poderia ser pneu descalibrado, mas notei que num dos dianteiros (um par de Michelin´s já bem cansados), havia uma bolha lateral consideravel. Então, creio eu, que o problema pudesse ser do pneu.
3) Parte central do banco traseiro: Essa região do banco traseiro é muito desconfortável, pois fica um calombo nas costas do passageiro que senta nesse lugar, devido ao apoio de braço. Mas mesmo assim não se justifica, pois já andei em muitos carros com apoio de braço no banco traseiro, e nao senti esse desconforto.
Essa foi a primeira impressão que tive do Pallas, um carro que me cativou por todo o contexto.
Pelo que avaliei a manutenção não é nenhum absurdo como dizem, e seu ponto fraco é o problematico cambio automatico. Como minha opção será o manual, estou livre desse calcanhar de aquiles.
Não irei fechar o carro agora, apesar de as condições estarem boas nesse carro. Estão pedindo R$ 28.000 nele e o vendedor me garantiu entregar o carro com a revisão de 80.000kms feita, inclsuve com troca das correias e tensores, caso não tenha sido trocado com 70.000kms (ele ficou de confirmar). Se fosse fechar eu apenas iria chorar a troca dos pneus dianteiros, pois tem um Pallas automatico prata 2008 a venda que está com os pneus dianteiros (de mesma marca), novinhos. Ao que avaliei, a unica coisa que eu teria que trocar, seria os discos de freio dianteiros, que ja estão bastante fundos.
É isso pessoal, agora irei avaliar com calma as minhas demais opções (Civic, Linea, Jetta e Corolla).
Depois conto o que achei deles!!
Um abraço e otimo fds pra todos!
Já me apresentei no tópico devido e com isso alguns já sabem as minhas intenções.
Ontem dirigi um C4 Pallas 2008, cambio manual, com 76.000kms, que está a venda numa das concessionárias Citroen da localidade.
Trata-se de uma versão GLX, das mais básicas. Não tem faróis de neblina, sensores de estacionamento, bancos de couro, ar digital e demais opcionais da versão mais top, que é a exclusive, se não me engano.
Bom, o carro se apresenta bem conservado, pintura toda original e excelente ainda (é um cinza grafite de tom ligeiramente azulado, não curto muito), somente teve um pequeno retoque no paralama traseiro, proximo a junção com o parachoque. Interior preservado, limpo, sem rasgos, apenas vi um desgaste no botão de bloqueio/desbloqueio dos botões do vidro elétrico traseiro. Percebi também algum mau contato com o sistema de som, que mudava as estações quando se esterçava o volante pros lados numa manobra.
Sobre o comportamento mecânico, gostei do que experimentei. Motor de bom torque em baixas, dando excelente agilidade pro carro em qualquer marcha ou faixa de rotação. Merecia um câmbio de relações mais longas, se a Citroen tivesse o trazido com a mesma relação dos C4 Pallas Argentinos (com diferencial 15% mais longo que o nosso, o que alonga todas as marchas), creio que o carro seria ainda mais prazeroso de se dirigir, principalmente numa estrada, onde avalio que ele deva ficar numa rotação mais elevada do que o desejado, em velocidades acima de 120 km/h. Estimo eu que nessa velocidade, a julgar pelo que andei, que ele deva dar 3.200 a 3.500 rpm em 5. Não está ruim, mas pela generosidade de torque do motor, poderia se aproveitar isso e deixar o cambio longo como no projeto original. Achei também que em altas ele poderia render um pouco mais, mas no geral o motor tem um comportamento excelente pois é bem linear. Minha comparação se recaiu sobre os carros 2.0 que já tive, principalmente o atual Tempra 16v que tenho. O desempenho final dos dois é semelhante, sendo que o Tempra tem duplo comportamento; ele sai mais lento que o Pallas, mas acima de 3.500 rpm puxa com mais vontade.... Creio que no fim das contas, acelerando-se a pleno dos dois, o desempenho seja igual, pois mesmo o Tempra sendo um pouco menos potente, é consideravelmente mais leve.
A suspensão, alvo de muitas críticas do que já li por aí, achei muito macia e agradável, estando com calibração ótima ao meu ver. Passei em ruas de paralelepipedo e calçamento ruim, não achei nada de ruidoso ou estranho. Ela parece que pode dar fim de curso com certa facilidade, mas basta cuidado em vias ruins e não deve ser nada de absurdo, pratica comum que ja tenho com meus carros.
O câmbio achei bom, os engates são identicos aos da linha Peugeot que ja andei, leves mas um pouco imprecisos. Direção de peso correto, não estranhei o cubo fixo do volante e achei a visibilidade boa, mesmo com todo seu tamanho e vidros estreitos. Não pude avaliar o sistema de ar condicionado (convencional), pois estava sem gás no sistema. Gostei do fato de que, mesmo estando parado a bastante tempo, segundo o vendedor me afirmou, o carro pegou de estalo e não apresentou ruidos estranhos no motor ou rumorosidade excessiva, mostrando que o sistema de lubrificação do carro está em ordem.
Dos detalhes que me desagradaram, segue:
1) Embreagem pesada. Pelo que li, esse peso dela á característica de todos os Pallas e C4 com motor 2.0. O funcionamento dela estava perfeito, marchas engatando bem, sem sinais de patinar (fiz umas trocas de marcha bruscas soltando o pé rápido e o carro engatou em problemas), mas realmente o peso do pedal me incomodou bastante, principalmente para um carro com viés confortável como ele. Novamente comparei com meu atual Tempra 16v (com motorização 2.0 16v semelhante), que é MUITO MAIS LEVE QUE O PALLAS, mesmo tendo comando manual. Comparando também com um Marea 2.4 20v que tive, a diferença é ainda maior. Então não se justifica esse peso da embreagem devido ao tamanho do motor, pois se assim fosse, o Tempra e Marea teriam pedais pesados, e não tem.
2) Direção balançando: Notei um balanço lateral pros lados, nas frenagens. Não senti folgas em nenhum componente da suspensão, apenas notei que nas frenagens a direção ficava sacudindo pros lados. O vendedor falou que poderia ser pneu descalibrado, mas notei que num dos dianteiros (um par de Michelin´s já bem cansados), havia uma bolha lateral consideravel. Então, creio eu, que o problema pudesse ser do pneu.
3) Parte central do banco traseiro: Essa região do banco traseiro é muito desconfortável, pois fica um calombo nas costas do passageiro que senta nesse lugar, devido ao apoio de braço. Mas mesmo assim não se justifica, pois já andei em muitos carros com apoio de braço no banco traseiro, e nao senti esse desconforto.
Essa foi a primeira impressão que tive do Pallas, um carro que me cativou por todo o contexto.
Pelo que avaliei a manutenção não é nenhum absurdo como dizem, e seu ponto fraco é o problematico cambio automatico. Como minha opção será o manual, estou livre desse calcanhar de aquiles.
Não irei fechar o carro agora, apesar de as condições estarem boas nesse carro. Estão pedindo R$ 28.000 nele e o vendedor me garantiu entregar o carro com a revisão de 80.000kms feita, inclsuve com troca das correias e tensores, caso não tenha sido trocado com 70.000kms (ele ficou de confirmar). Se fosse fechar eu apenas iria chorar a troca dos pneus dianteiros, pois tem um Pallas automatico prata 2008 a venda que está com os pneus dianteiros (de mesma marca), novinhos. Ao que avaliei, a unica coisa que eu teria que trocar, seria os discos de freio dianteiros, que ja estão bastante fundos.
É isso pessoal, agora irei avaliar com calma as minhas demais opções (Civic, Linea, Jetta e Corolla).
Depois conto o que achei deles!!
Um abraço e otimo fds pra todos!