Direção Defensiva - Teste Frenagem VTR
Enviado: 10 Abr 2010, 19:43
Hoje fiz o curso de direção defensiva que a porto seguro oferece em parceria com a escola de pilotagem do Roberto Manzini. Esse curso tem com objetivo ensinar a freiar carros em piso molhado.
O curso é realizado com o carro do próprio aluno, os carros com ABS são marcados para realizar os teste a uma velocidade maior.
(não filmei hoje, mas os teste foram iguais a o dos link, inclusive as piadas)
O primeiro teste é de frenagem em linha reta, http://www.youtube.com/watch?v=GP2eqhsCw84.
vc vai a cerca de 70km/h na reta e quando instrutor chuta o cone vc aperta o freio até o assoalho.
na primeira tentiva não fui bem, nunca tinha apertado o freio com tanta força de forma proposital, então não usei toda força e o carro não parou muio bem.
na segunda o instrutor mandou a ir a cerca de 90km/h para ver como eu ver o limite, e dessa vez apertei o pedal com muita força, mas por causa da velocidade passei do cone, mas o carro em nenhum momento mudou a trajetória.
na terceira, voltei para os 70km/h e aperte o pedal no fundo, ai sim o VTR me espantou!!! parei muito antes do cone, bem antes do que o megane com abs que fez a instrução.
O segundo teste era o de frenagem e desvio, http://www.youtube.com/watch?v=x0A9Ai0XZl0.
e nesse ficou mais claro como é bom o carro!!
na primeira tentativa fui a 70km/h, mas novamente não apertei com força o pedal, mas o carro desviou tranquilamente dos cones.
na segundo tentativa fui aos 70km/h e agora sim pisei no fundo e virei para desviar, na hora a luz do ESP começou a piscar e o carro ficou o tempo todo com controle e parando muito antes dos cones.
na terceira passei a cerca de 80km/h e esse foi o limite, o carro novamente freiou muito bem, ficando com controle o tempo todo mas a distancia para freiar foi maior, parei rente aos cones, como o megane do video 70km/h.
ao final do curso o instrutor veio falar comigo sobre o carro, e disse a seguinte frase: "Esse carro freia muito!"
Recomendo a todos esse treinameto, foi muito bom para conhecer o comportamento do carro em uma situação de emergência, poder apertar com toda força o pedal do freio e saber que ele não quebra e funcion muito bem, e ver que 10km/h a mais faz uma baita diferença na hora de freiar, principalmente no molhado.
O curso é realizado com o carro do próprio aluno, os carros com ABS são marcados para realizar os teste a uma velocidade maior.
(não filmei hoje, mas os teste foram iguais a o dos link, inclusive as piadas)
O primeiro teste é de frenagem em linha reta, http://www.youtube.com/watch?v=GP2eqhsCw84.
vc vai a cerca de 70km/h na reta e quando instrutor chuta o cone vc aperta o freio até o assoalho.
na primeira tentiva não fui bem, nunca tinha apertado o freio com tanta força de forma proposital, então não usei toda força e o carro não parou muio bem.
na segunda o instrutor mandou a ir a cerca de 90km/h para ver como eu ver o limite, e dessa vez apertei o pedal com muita força, mas por causa da velocidade passei do cone, mas o carro em nenhum momento mudou a trajetória.
na terceira, voltei para os 70km/h e aperte o pedal no fundo, ai sim o VTR me espantou!!! parei muito antes do cone, bem antes do que o megane com abs que fez a instrução.
O segundo teste era o de frenagem e desvio, http://www.youtube.com/watch?v=x0A9Ai0XZl0.
e nesse ficou mais claro como é bom o carro!!
na primeira tentativa fui a 70km/h, mas novamente não apertei com força o pedal, mas o carro desviou tranquilamente dos cones.
na segundo tentativa fui aos 70km/h e agora sim pisei no fundo e virei para desviar, na hora a luz do ESP começou a piscar e o carro ficou o tempo todo com controle e parando muito antes dos cones.
na terceira passei a cerca de 80km/h e esse foi o limite, o carro novamente freiou muito bem, ficando com controle o tempo todo mas a distancia para freiar foi maior, parei rente aos cones, como o megane do video 70km/h.
ao final do curso o instrutor veio falar comigo sobre o carro, e disse a seguinte frase: "Esse carro freia muito!"
Recomendo a todos esse treinameto, foi muito bom para conhecer o comportamento do carro em uma situação de emergência, poder apertar com toda força o pedal do freio e saber que ele não quebra e funcion muito bem, e ver que 10km/h a mais faz uma baita diferença na hora de freiar, principalmente no molhado.