Página 1 de 1
PSA investe na América Latina
Enviado: 03 Fev 2011, 23:46
por vapas
revista auto esporte fevereiro de 2011:
"PSA investe R$ 1,56 bilhões na américa latina
O grupo PSA peugeot-citröen anunciou investimento de R$ 1,56 bilhões na América Latina. Aproximadamente R$ 1,3 bilhão será destinado ao Brasil, onde está sendo desenvolvido o novo peugeot 208, sob codinome de projeto A9, previsto para 2013. Um ano depois deverá ser lançado em subcompacto da Peugeot, conhecido como M3. Já a Citröen vai começar reformulando toda a linha C4. Jean-Marc Gales, vice-presidente do grupo, afirmou que o restante do dinheiro será dividido entre os demais países, com predominância na Argentina.
As vendas do grupo cresceram 26,5 % na região durante 2010, com um total de 294.300 veículos vendidos, 59% da Peugeot e 41% da Citröen. O Brasil voltou a ser o mercado mais importante, representando quase 50% das vendas na América Latina. Mesmo assim, a participação das marcas francesas continua pequena por aqui, com apenas 5,32%. q região foi, junto com china, o principal fator de crescimento da PSA, que teve um estancamento de vendas no mercado europeu."
diante dessas informações questionei-me: se o Brasil receberá quase a totalidade dos investimentos e sua importância para a PSA vem crescendo, será possível que a nova linha C4 seja produzida aqui e não mais em solo argentino?
sds.
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 04 Fev 2011, 01:21
por El Guapo
Acho muito difícil, com o advento do Mercosul para as Multinacionais tanto faz fazer aqui ou lá, como a planta da Argentina já está consolidada em produzir os ditos "médios" da PSA (307, C4 e agora 408), não tem porque transferir pessoal+maquinário+fornecedores da Argentina para o Brasil.
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 06 Fev 2011, 12:26
por mmbdp
El Guapo escreveu:Acho muito difícil, com o advento do Mercosul para as Multinacionais tanto faz fazer aqui ou lá, como a planta da Argentina já está consolidada em produzir os ditos "médios" da PSA (307, C4 e agora 408), não tem porque transferir pessoal+maquinário+fornecedores da Argentina para o Brasil.
POde não ter para a citröen, mas prá quem compra o carro, tem MUUUUIIIIITA diferença. Prá quem já desmontou então, víxe, nem se fala.
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 06 Fev 2011, 15:09
por foxmc
Considerando que fora o Brasil e a Argentina, todos os outros países já receberam as linhas mais novas, faz total sentido.
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 06 Fev 2011, 15:48
por mmbdp
Eu acho que esse dinheiro aí não é suficiente NEM prá tentar organizar essa fabriqueta na Argh! Gentinha!
O Brasil é o quarto mercado do mundo em automóveis e a citröen acha que vai ficar enganando todo mundo fabricando carros que nem reaperto de suspensão e ajuste de combustível têm. Controle de qualidade nessa fábrica é outra coisa que falta. Pode parecer preconceito (e é!), mas quem lembra os scorts feitos na argentina e compara com os defeitos que vemos notícia aqui no clube...
Veja o caso do aircross, apesar da mecânica que a citröen insiste em EMPURRAR, o carro é muito bem montado, confortável e acredito que dificilmente apresentará os problemas de pós-venda que a linha C4 argentina vem enfrentando.
Eles deviam ampliar a fábrica do Brasil e passar a fabricar tacos de beisebol na argentina, pq pelo menos taco de beisebol brasileiro não compra!
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 07 Fev 2011, 17:07
por vapas
pode até ser ignorância minha, mas eu também tenho preconceito com carros argentinos.
Na época das antigas GM d-20 que eram importadas da argentina, elas chegavam na css com os parafusos dos para-choques enferrujados! onde eram trocados.
aqui em casa temos um siena EL que é argentino e comparado ao brasileiro que tínhamos anteriormente é nítida a diferença no cuidado com a montagem, rebarbas nos plásticos, para-choque e faróis desencontrados e etc.
outro exemplo é o focus que é montado no Brasil, mas com peças argentinas (informações do vendedor). apesar das revistas o elegerem o líder do segmento (não em vendas, mas como a melhor escolha), na minha opinião é fraco de acabamento com emendas das partes plásticas muito visíveis e emprego de plásticos duros e secos (baixa qualidade)
só optei pelo c4, por que diante dos concorrentes era bem superior em vários aspectos. Além de ter muitas peças importadas da Europa.
como a importância do Brasil para as montadoras vem crescendo, nada mais justo do que fabricar o modelo por aqui! que é um mercado mais importante do que o argentino, não sei a viabilidade de se produzir na Argentina (mão de obra, impostos, custos em geral, etc), mas deve ser melhor que no Brasil.
fica o apelo: queremos o C4 nacional!
sds.
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 07 Fev 2011, 17:13
por VTR2008
O novo Focus é feito todo na argentina...não tem nada de montado no BR!
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 07 Fev 2011, 17:19
por vapas
VTR2008 escreveu:O novo Focus é feito todo na argentina...não tem nada de montado no BR!
vendedor mentiroso então! estranhei, mas confesso que acreditei!
sds.
Re: PSA investe na América Latina
Enviado: 07 Fev 2011, 17:22
por VTR2008
Ah o vendedor sabe que a qualidade de montagem da argentina é inferior ao BR...aí fazem de tudo pra esconder os "defeitos" do carro....
Tanto o C4 quanto o Focus são feitos na argentina...e é tendencia de cada vez mais os carros de maior valor serem feitos na argentina ou méxico .... o brasil vai se tornar fabricante de carros populares se o governo não mudar sua política...