Borrifar lysoform bruto na admissão do sistema funciona muito bem.
Produto:
http://www.farmaviver.com.br/produtos.a ... rm%20bruto
Sugiro aplicar da seguinte forma: Use um borrifador do tipo limpa vidros, com a
ventilação ligada na velocidade máxima. Retire o filtro anti pólen e borrife o produto na admissão do sistema. Mantenha portas abertas e porta malas inclusive. Não é interessante ligar o ar condicionado porque a baixa temperatura irá reduzir a atividade do composto sobre os microrganismos.
Não entre no carro em
pelo menos 20 minutos. O princípio ativo do produto é o formaldeído,
é um produto perigoso.
Achei esse texto na web:
"O lysoform é usado como desinfetande bactericida ele é composto de 37% de formol diluido O formol ou formaldeído, solução a 37%, é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e anti-séptico...."
Aqui a ficha de segurança do produto:
Toxicidade
O formol é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. Em concentrações de 20 ppm (partes por milhão) no ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás é mais perigoso do que em estado de vapor.
Sintomas em caso de intoxicação
A inalação deste composto pode causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.
Os sintomas mais freqüentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar , vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar. O contato com o vapor ou com a solução pode deixar a pele esbranquiçada, áspera e causar forte sensação de anestesia e necrose na pele superficial.
Longos períodos de exposição podem causar dermatite e hipersensibilidade, rachaduras na pele (ressecamento) e ulcerações principalmente entre os dedos; podem ainda causar conjuntivite [036,151].
O vapor de formaldeído irrita todas as partes do sistema respiratório superior e também afeta os olhos. A maioria dos indivíduos pode detectar o formol em concentrações tão baixas como 0.5 ppm e, conforme for aumentando a concentração até o atual limite de Exposição Máxima, a irritação se dá mais pronunciada.
Informações adicionais
Sendo um composto com suspeita de causar câncer em humanos, todo cuidado deve ser tomado durante a manipulação do formol. Deve ser estocado em temperatura ambiente, mas não inferior a 15 Co(60 F).Deve ser protegido da luz e hermeticamente fechado para evitar contato com a atmosfera e com a
lua.
(sou engenheiro qímico, mas de fato não entendi isto!!!)
Sinônimos: formalina, formol, formalit, ivalon, Karsan, Lysoform, Oxometano, Oximetileno etc.
Informações físico-químicas
descrição: composto líquido claro
peso molecular: 30.03
ponto de ebulição: 96 C [031,036]
solubilidade: água: >=100 mg/mL @ 20.5 C (RAD); DMSO : >=100 mg/mL @ 20.5 C (RAD); 95%; etanol : >=100 mg/mL @ 20.5 C (RAD); acetona : >=100 mg/mL @ 20.5 C (RAD)
volatilidade : pressão de vapor: 93.60 mm Hg @ 38 C (RAD)
densidade do vapor: 1.0 [451]
flamabilidade: Este composto tem seu flash point em 85 C0 (185 F) (058). É um composto combustível.
pH: 2.8-4.0 [031]
Reatividade
O formol é um composto químico com enorme capacidade de redução, especialmente na presença de álcalis. É incompatível com amônia, álcalis, tanino, bissulfetos, preparações à base de ferro, prata, potássio e iodo. Reage com albumina, caseína, Agar-agar formando compostos insolúveis . É violentamente reativo com óxidos, nitrometano, carbonato de manganês e peróxidos.
Estabilidade
Pode se transformar em nuvem especialmente em baixas temperaturas. Pode sofrer oxidação na presença do ar e da luz.