-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Calibragem Pneus
Boa tarde Pessoal,
Acabo de comprar um C4 Hatch 1.6 2011.
Ontem calibrei os pneus dele conforme consta na etiqueta do fabricante, 30 libras dianteiro e 39 traseiros, mas achei que a traseira ficou dura.
Qual calibragem vocês tem usado?
Abraços
Acabo de comprar um C4 Hatch 1.6 2011.
Ontem calibrei os pneus dele conforme consta na etiqueta do fabricante, 30 libras dianteiro e 39 traseiros, mas achei que a traseira ficou dura.
Qual calibragem vocês tem usado?
Abraços
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Calibragem Pneus
39 traseiro é com o carro carregado, com o carro vazio a etiqueta indica 30 atrás também.
Particularmente acho 30psi muito baixo, costumo usar entre 34/36 cidade/estrada nas 4 rodas.
Particularmente acho 30psi muito baixo, costumo usar entre 34/36 cidade/estrada nas 4 rodas.
- Mak TA
- Membros
- Estado: SC
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Por andar em estradas extremamente precárias aqui no sul utilizo 38 lbs nos quatro pneus. Em estradas melhores utilizo no máximo 36, o carro anda mais solto e gasta menos gasolina, apesar de ficar um pouco mais perigoso em curvas com desníveis, por exemplo. Adapte a pressão dos pneus dos pneus ao seu uso do carro, mas tenha em mente que um pneu muito cheio vai castigar muito a sua suspensão, e um pneu muito vazio vai castigar suas rodas e vai consumir mais combustível, apesar de deixar o carro muito mais macio (e molenga na minha opinião de piloto de fuga kkkkk).
Espero que tenha ajudado de alguma forma, um abraço!
Espero que tenha ajudado de alguma forma, um abraço!
- Karakarioka
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Acho que o ideal é utilizar o que o fabricante indica, pneu muito vazio desgasta as laterais e muito cheio a parte central. Serial bom o meio termo que é o que o fabricante indica sem contar que a calibragem tanto para mais quanto para menos interfere na estabilidade. Eu só alteraria a calibragem em casos extremos.
-
- Membros
Obrigado pelas respostas amigos,
Realmente vou ter que adaptar a calibragem as ruas por onde passo, com essa calibragem (39 na traseira) o carro ficou duro batendo a suspensão traseira, acho que vou testar agora 30 na dianteira e 32 ou 33 na traseira....
Abraços
Realmente vou ter que adaptar a calibragem as ruas por onde passo, com essa calibragem (39 na traseira) o carro ficou duro batendo a suspensão traseira, acho que vou testar agora 30 na dianteira e 32 ou 33 na traseira....
Abraços
-
- Membros
- Estado: SC
- Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6
Dica amigo: somente use calibragem diferente nos pneus traseiros quando estiver com carga no porta malas ou bagageiro, caso contrário utilize sempre a mesma calibragem nos quatro pneus, no caso do seu veículo 30 ou 32 libras cada pneu é suficiente.
-
- Membros
O problema no caso do C4 Hatch é que a Citroen exagerou na calibragem baixa no intuito de deixar o carro "macio". Além dos pneus, eles já ca**ram também no acerto dos amortecedores, principalmenete os traseiros, mas os da frente também não estão no acerto ideal, apesar de aceitável.Karakarioka escreveu:Acho que o ideal é utilizar o que o fabricante indica, pneu muito vazio desgasta as laterais e muito cheio a parte central. Serial bom o meio termo que é o que o fabricante indica sem contar que a calibragem tanto para mais quanto para menos interfere na estabilidade. Eu só alteraria a calibragem em casos extremos.
Veja a etiqueta de calibragem de outros carros similares da própria PSA:
Peugeot 307: 35psi
C4 VTR (aro 15): 35psi
Xsara Hatch (aro 15): 36psi
Qual a razão técnica para o C4 Hatch usar 30psi?
Rodando com 36 meus pneus originais Michelin Primacy Pilot duraram 63 mil km na frente e 75 mil km atrás, todos trocados antes de chegar no TWI, com desgaste regular na banda de rodagem (apesar de um traseiro roncar como se fosse rolamento estragado).
Com 30 psi o carro já começa o dia raspando a frente na rampa da garagem e os pneus vão deformar além da conta em qualquer curvinha mais animada.
- Karakarioka
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Eu já acho o carro duro com 30 imagina com 36! Mas vou testar para ver como fica.
-
- Membros
Fica mais "duro" com certeza, mas o principal problema da sensação de "dureza" ao rodar com o carro em piso ruim é que na verdade o amortecedor traseiro é muito "mole" e dá fim de curso muito fácil. Aí a pancada é dura mesmo.Karakarioka escreveu:Eu já acho o carro duro com 30 imagina com 36! Mas vou testar para ver como fica.
Troquei o amortecedor traseiro pelo original do 307 aos 25 mil km e te digo que a melhora no comportamento do carro é sensível. Acabam aquelas quicadas de traseira em curvas com imperfeições. As pancadas atrás não acabam definitivamente, mas diminuem em uns 90%.
Recentemente aos 84 mil km troquei os dianteiros também pelo do 307 e o acerto é bem melhor. O carro mais "firme" não quer dizer menos confortável, pelo contrário, para de chacoalhar demais nas irregularidades. Até mesmo transpor uma lombada em baixa velocidade fica melhor, já que a frente e a traseira não ficam afundando e levantando em excesso.
Quem tiver com algum $obrando, recomendo a troca dos amortecedores, foi o melhor investimento que fiz no meu carro.
Quanto a calibragem dos pneus recomendo cada um testar as várias calibragens. Há um tempo atrás testei dos 30 aos 40 psi, pode me chamar de paranóico ;-). Aos 38/40 já fica mesmo incômoda a rodagem em piso fora da perfeição, coisa que praticamente não existe no Brasil. Achei o melhor equilíbrio aos 34/36 cidade/estrada. Mas já adianto que o amortecedor traseiro bichado de fábrica vai mascarar muito qualquer sensação (para melhor ou pior) nesses testes.
-
- Membros
Baixei para 33 a calibragem dos traseiros e o carro ficou muito melhor, mas macio e sem fazer barulhos na traseira...