Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
romagnoli
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Calibragem Pneus

Mensagem por romagnoli »

Boa tarde Pessoal,

Acabo de comprar um C4 Hatch 1.6 2011.
Ontem calibrei os pneus dele conforme consta na etiqueta do fabricante, 30 libras dianteiro e 39 traseiros, mas achei que a traseira ficou dura.
Qual calibragem vocês tem usado?

Abraços

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Calibragem Pneus

Mensagem por Arr »

39 traseiro é com o carro carregado, com o carro vazio a etiqueta indica 30 atrás também.
Particularmente acho 30psi muito baixo, costumo usar entre 34/36 cidade/estrada nas 4 rodas.

Mak TA
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por Mak TA »

Por andar em estradas extremamente precárias aqui no sul utilizo 38 lbs nos quatro pneus. Em estradas melhores utilizo no máximo 36, o carro anda mais solto e gasta menos gasolina, apesar de ficar um pouco mais perigoso em curvas com desníveis, por exemplo. Adapte a pressão dos pneus dos pneus ao seu uso do carro, mas tenha em mente que um pneu muito cheio vai castigar muito a sua suspensão, e um pneu muito vazio vai castigar suas rodas e vai consumir mais combustível, apesar de deixar o carro muito mais macio (e molenga na minha opinião de piloto de fuga kkkkk).

Espero que tenha ajudado de alguma forma, um abraço!
Imagem

Karakarioka
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Karakarioka »

Acho que o ideal é utilizar o que o fabricante indica, pneu muito vazio desgasta as laterais e muito cheio a parte central. Serial bom o meio termo que é o que o fabricante indica sem contar que a calibragem tanto para mais quanto para menos interfere na estabilidade. Eu só alteraria a calibragem em casos extremos.

romagnoli
Membros

Mensagem por romagnoli »

Obrigado pelas respostas amigos,
Realmente vou ter que adaptar a calibragem as ruas por onde passo, com essa calibragem (39 na traseira) o carro ficou duro batendo a suspensão traseira, acho que vou testar agora 30 na dianteira e 32 ou 33 na traseira....
Abraços

Dom Quixote
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6

Mensagem por Dom Quixote »

Dica amigo: somente use calibragem diferente nos pneus traseiros quando estiver com carga no porta malas ou bagageiro, caso contrário utilize sempre a mesma calibragem nos quatro pneus, no caso do seu veículo 30 ou 32 libras cada pneu é suficiente.

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Karakarioka escreveu:Acho que o ideal é utilizar o que o fabricante indica, pneu muito vazio desgasta as laterais e muito cheio a parte central. Serial bom o meio termo que é o que o fabricante indica sem contar que a calibragem tanto para mais quanto para menos interfere na estabilidade. Eu só alteraria a calibragem em casos extremos.
O problema no caso do C4 Hatch é que a Citroen exagerou na calibragem baixa no intuito de deixar o carro "macio". Além dos pneus, eles já ca**ram também no acerto dos amortecedores, principalmenete os traseiros, mas os da frente também não estão no acerto ideal, apesar de aceitável.

Veja a etiqueta de calibragem de outros carros similares da própria PSA:

Peugeot 307: 35psi
C4 VTR (aro 15): 35psi
Xsara Hatch (aro 15): 36psi
Qual a razão técnica para o C4 Hatch usar 30psi?

Rodando com 36 meus pneus originais Michelin Primacy Pilot duraram 63 mil km na frente e 75 mil km atrás, todos trocados antes de chegar no TWI, com desgaste regular na banda de rodagem (apesar de um traseiro roncar como se fosse rolamento estragado).
Com 30 psi o carro já começa o dia raspando a frente na rampa da garagem e os pneus vão deformar além da conta em qualquer curvinha mais animada.

Karakarioka
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Karakarioka »

Eu já acho o carro duro com 30 imagina com 36! Mas vou testar para ver como fica.

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Karakarioka escreveu:Eu já acho o carro duro com 30 imagina com 36! Mas vou testar para ver como fica.
Fica mais "duro" com certeza, mas o principal problema da sensação de "dureza" ao rodar com o carro em piso ruim é que na verdade o amortecedor traseiro é muito "mole" e dá fim de curso muito fácil. Aí a pancada é dura mesmo.

Troquei o amortecedor traseiro pelo original do 307 aos 25 mil km e te digo que a melhora no comportamento do carro é sensível. Acabam aquelas quicadas de traseira em curvas com imperfeições. As pancadas atrás não acabam definitivamente, mas diminuem em uns 90%.

Recentemente aos 84 mil km troquei os dianteiros também pelo do 307 e o acerto é bem melhor. O carro mais "firme" não quer dizer menos confortável, pelo contrário, para de chacoalhar demais nas irregularidades. Até mesmo transpor uma lombada em baixa velocidade fica melhor, já que a frente e a traseira não ficam afundando e levantando em excesso.

Quem tiver com algum $obrando, recomendo a troca dos amortecedores, foi o melhor investimento que fiz no meu carro.

Quanto a calibragem dos pneus recomendo cada um testar as várias calibragens. Há um tempo atrás testei dos 30 aos 40 psi, pode me chamar de paranóico ;-). Aos 38/40 já fica mesmo incômoda a rodagem em piso fora da perfeição, coisa que praticamente não existe no Brasil. Achei o melhor equilíbrio aos 34/36 cidade/estrada. Mas já adianto que o amortecedor traseiro bichado de fábrica vai mascarar muito qualquer sensação (para melhor ou pior) nesses testes.

romagnoli
Membros

Mensagem por romagnoli »

Baixei para 33 a calibragem dos traseiros e o carro ficou muito melhor, mas macio e sem fazer barulhos na traseira...

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”