Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Fabio Pallas
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Qual a melhor calibragem para o pneu? Amortecedor soca muito

Mensagem por Fabio Pallas »

Olá!

Gostaria de saber qual a calibragem adequada para o C4 Pallas. Na porta indica 32, e39 se o carro estiver cheio... muito né? Uso 30, mas acho que o sistema de amortecedor bate demais. Qualquer buraquinho soca, como ferro no ferro. Já calibrei com 32, com 28, mas não vejo muita diferença. Tenho 2 dúvidas: Qual a melhor calibragem para carro com 2 pessoas? O amortecedor de vocês, é seco mesmo? Tem alguma dica para melhorar? Ouví falar de sistema a ar, será que é bom ? Obrigado,

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Re: Qual a melhor calibragem para o pneu? Amortecedor soca muito

Mensagem por Cyro »

A calibragem vai influir pouco se as rodas forem originais. Apenas se trocou por rodas maiores poderia fazer alguma diferenca. Tem um topico especifico sobre o problema e os riscos de calibrar a menos. Quanto a suspensao a ar, esquece. O que existe eh a original francesa do C5 que nao eh disponivel pro C4. O que se ve em anuncios sao as pneumaticas xuning que "socam" o carro no chao mas nao tem nenhum compromisso com estabilidade. O grande problema em nossos pisos eh conciliar estabilidade e conforto. Infelizmente tem que fazer uma opcao. Se for conforto, nao mexa em rodas nem molas. Se for estabilidade rodas maiores com pneus de perfil esportivo, molas e amortecedores, transformam teu C4 noma carroca (de tao duro) mas grudado no chao. A maioria (como eu) troca molas e rodas, pois o custo dos amortecedores esportivos eh muito alto. O ideal e seguir a recomendacao do fabricante em calibragem. 2 pessoas deve-se calibrar no padrao. Carga maxima para calibragem deve ser feita em casos de ocupaco total. Se voce for pegar estrada pode calibrar com 2 libras a mais para a carga em uso.
Imagem

jfcastron
Membros
Estado: MA
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por jfcastron »

Estou usando 30 libras. Na plaqueta da porta, se vc converter de bar pra psi, dará mínimo de 32. Mas fica mt duro. Experimenta 30 libras
C4P Exclusive manual 07/08
JBL 12" + Roadstar 4510 + Bravox C60B 2vias + DB Audio coaxial

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

É mt importante utilizar a pressão recomendada pelo Fabricante. Este tema já foi mt comentado por aqui, e é sempre objeto de matérias nas Revistas especializadas em Automóvel, e todas são enfáticas em afirmar a importância de se seguir o que é determinado no veículo. Inclusive a posição do c4clube é esta.
Claro que cada um é livre para usar a pressão que julgar melhor, mas sempre sabendo dos prejuízos que vai ter em consumo de combustível, pneus e componentes da suspensão. Procure verificar primeiro, se os barulhos não são provenientes de outras causas que não os pneus calibrados corretamente. Na maioria das vezes o problema é ocasionado por amortecedores, molas, buchas ou borrachas com defeito.

Abs
Bruno Figueiredo.

Nico
Moderador
Estado: BA
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Nico »

Galera,

Como foi muito bem explicado pelo Bruno. Calibração não tem segredo. O correto é sempre usar o indicado pelo fabricante, principalmente se estiver utilizando jogo de rodas e pneus originais. E pelo que já pesquisei, mesmo em casos de rodas e pneus maiores, a calibração indicada pelo fabricante acaba sendo a mais adequada.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

Imagem

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Exatamente Nico. Já lí várias matérias sobre isto, e mesmo quando vc altera as medidas de rodas e pneus, na falta de uma informação técnica sobre a calibragem para o novo conjunto, o melhor é continuar usando o que está especificado pelo fabricante para o conjunto original.
Abs
Bruno Figueiredo.

Dom Márcio
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por Dom Márcio »

E qual a calibração para o C4 hatch?

Não achei no manual e sinalização da porta é confusa.

Estou usando 30 em todos.

viperboyrs
Membros
Estado: RS

Mensagem por viperboyrs »

Dom Márcio escreveu:E qual a calibração para o C4 hatch?

na porta ta em ATM (2.qq coisa) no calibrador tem um botaum que muda pra psi... mas fica em torno de 32~34
----=----=-----=------
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais

"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks

Guto_mineiro
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Guto_mineiro »

Dom Márcio escreveu:E qual a calibração para o C4 hatch?

Bom na porta do meu (hatch) fala 30 libras até meia carga.
Fabio Pallas escreveu:Olá!

Gostaria de saber qual a calibragem adequada para o C4 Pallas. Na porta indica 32, e39 se o carro estiver cheio... muito né? Uso 30, mas acho que o sistema de amortecedor bate demais. Qualquer buraquinho soca, como ferro no ferro. Já calibrei com 32, com 28, mas não vejo muita diferença. Tenho 2 dúvidas: Qual a melhor calibragem para carro com 2 pessoas? O amortecedor de vocês, é seco mesmo? Tem alguma dica para melhorar? Ouví falar de sistema a ar, será que é bom ? Obrigado,

Sobre esse assunto dos amortecedores baterem demais, quando peguei meu carro tava assim tb, nao podia passar em nada, mesmo com o carro vazio. Então levei na concessionaria e falei se teria como fazer um ajuste , deixei o carro lá. O responsavel me informou que realmente a regulagem não estava correta, o carro estava muito baixo (até algumas pessoas na rua tinham me perguntado se eu tinha rebaixado o carro! rss). Quando busquei o carro reparei que ele estava ligeiramente mais alto, pouca coisa, mas melhorou bastante.
Se ainda for em tempo, fica a dica!
abraço

shidodehizar
Membros
Estado: PI

Mensagem por shidodehizar »

RESOLVI O PROBLEMAS DAS BATIDAS SECAS, SÓ QUE NÃO RECOMENDO NINGUÊM A FAZER ISTO E JÁ ESTOU CORRENDO AJUSTAR PARA O CERTO:

COLOQUEI 24 LIBRAS EM CADA PNEU E DEI UMA VOLTA, AHHHHHHHH QUE CARRO MACIO, PODE PASSAR EM QUALQUER BURACO É UMA EMBARCAÇÃO EM ÁGUAS CALMAS

SÓ QUE JÁ VOU MUDAR PARA O CERTO (30 LIBRAS) SE NÃO MINHA EMBARCAÇÃO AFUNDA

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”