Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
mark elber
Membros
Mensagens: 86
Registrado em: 19 Set 2008, 22:25
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Localização: Manaus

rodão = problema em blitz

Mensagem por mark elber »

Boa noite turma,

Gostaria de saber se vcs estão encontrando problemas em desfilar com suas rodas maiores que as originais no carro, pois aqui na minha cidade tá correndo um boato que as blitz, tanto da polícia quanto do detran, podem apreender o veículo com rodas maiores por ser descaracterização do veículo, pois ao consultar um programinha que eles têm acesso, conseguem saber das características originais do veículo, tipo cor, tamanho de roda, quantas pessoas cabem e tals...
Para regularizar a parada, tem que ir num lugar, tipo inmetro para fazer o teste do carro com as novas rodas e pagar umas taxas, após isso, você recebe um novo documento constando as modificações no veículo para então rodar tranquilamente.
Acontece aí com vcs. já ouviram falar nisso. algum guarda já encrespou com vocês

Abraço

Avatar do usuário
VTR2008
Moderador
Mensagens: 3957
Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
Estado: RS
Cidade: Bento Gonçalves
Veiculo: C4 VTR
Localização: BG
Contato:

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por VTR2008 »

Eu nunca ouvi falar disso...e nem de ninguém que tenha sido parado por causa das rodas....tem tantos motivos pra complicar como carro rebaixado, xenon, etc. se começarem com as rodas aí já viu...hehe...abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por Dec0 VTR »

Hum, se não passar do diametro original não tem como os caras encanarem.....

Avatar do usuário
fabio_sd
Moderador
Mensagens: 2755
Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
Estado: MG
Cidade: Outra
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por fabio_sd »

Em tese, juridicamente falando e de acordo com o Codigo Brasileiro de Transito, qualquer modificacao nas caracteristicas do projeto original do veiculo deve ter aprovacao de orgao credenciado pelo INMETRO e esta alteracao deve constar no documento do carro. Isto e' valido, por exemplo, para instalacao de GNV, instalacao de turbo, aumento de diametro de rodas, rebaixamento de suspensao, instalacao de farois xenon, etc.

Porem, na pratica, raramente ha autuacoes. Quando existe, as autuacoes mais frequentes sao relacionado com o turbo e rebaixamento de suspensao.
Fabio_SD

Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por Dec0 VTR »

fabio_sd escreveu:Em tese, juridicamente falando e de acordo com o Codigo Brasileiro de Transito, qualquer modificacao nas caracteristicas do projeto original do veiculo deve ter aprovacao de orgao credenciado pelo INMETRO e esta alteracao deve constar no documento do carro. Isto e' valido, por exemplo, para instalacao de GNV, instalacao de turbo, aumento de diametro de rodas, rebaixamento de suspensao, instalacao de farois xenon, etc.

Porem, na pratica, raramente ha autuacoes. Quando existe, as autuacoes mais frequentes sao relacionado com o turbo e rebaixamento de suspensao.
Não pode-se fazer um interpretação extensiva da norma dessa maneira.

No caso das rodas por exemplo, tem dispositivo esclarecendo que alteração neste campo é aquela que deixa a roda mais larga a ponto de ultrapassar a linha do paralama em relação a tala, ou, a deixa com maior diametro do que as rodas originais considerando o calculo roda+perfil do pneu.


Se a pessoa usa uma roda com o diametro igual a da original.... o que pode ser alcancado usando uma roda maior, porém com um perfil de pneu mais baixo, não está fora da legislação.

Avatar do usuário
fabio_sd
Moderador
Mensagens: 2755
Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
Estado: MG
Cidade: Outra
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por fabio_sd »

Dec0 VTR escreveu:Não pode-se fazer um interpretação extensiva da norma dessa maneira.

No caso das rodas por exemplo, tem dispositivo esclarecendo que alteração neste campo é aquela que deixa a roda mais larga a ponto de ultrapassar a linha do paralama em relação a tala, ou, a deixa com maior diametro do que as rodas originais considerando o calculo roda+perfil do pneu.


Se a pessoa usa uma roda com o diametro igual a da original.... o que pode ser alcancado usando uma roda maior, porém com um perfil de pneu mais baixo, não está fora da legislação.
Com certeza, voce esta' coberto de razao. Porem o guarda de transito vai parar o carro na blitz e pode autuar, dentro do que ta' na cabeca dele. Nao adianta argumentar com ele na hora. Alem de perda de tempo, o sujeito ainda pode querer uma comissao para facilitar as coisas. Se houve a autuacao, depois o motorista, cheio de direitos, tera' que fazer a defesa da autuacao, etc. No minimo ele vai ter bastante trabalho e perder tempo.
Fabio_SD

Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por Dec0 VTR »

fabio_sd escreveu:
Com certeza, voce esta' coberto de razao. Porem o guarda de transito vai parar o carro na blitz e pode autuar, dentro do que ta' na cabeca dele. Nao adianta argumentar com ele na hora. Alem de perda de tempo, o sujeito ainda pode querer uma comissao para facilitar as coisas. Se houve a autuacao, depois o motorista, cheio de direitos, tera' que fazer a defesa da autuacao, etc. No minimo ele vai ter bastante trabalho e perder tempo.
Com certeza tb. Mas tudo aqui neste país infelizmente é passível de ser assim, pode ser com o xenon original do carro, com o filtro esportivo, com o NavDrive etc. Não dá pra baseado neste receio, o pessoal que curte personalizar o carro nos limites da lei e das normas de segurança viver com medo de fazer qlq coisa que seja.

Abraços.

Avatar do usuário
fabio_sd
Moderador
Mensagens: 2755
Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
Estado: MG
Cidade: Outra
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por fabio_sd »

A regularizacao e' relativamente facil e barata. Aqui em MG as empresas credenciadas pelo INMETRO cobram pouco mais de R$100,00 pela inspecao e emissao do laudo. Alem disto tem uns R$40 de taxas do DETRAN para emitir os documentos e, se for o caso, uns R$100 de despachante. Ou seja, com menos de 300 pratas voce fica tranquilo. Numa unica inspecao voce pode regularizar as rodas, a suspensao, o xenon e o turbo.
Fabio_SD

Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por Dec0 VTR »

fabio_sd escreveu:A regularizacao e' relativamente facil e barata. Aqui em MG as empresas credenciadas pelo INMETRO cobram pouco mais de R$100,00 pela inspecao e emissao do laudo. Alem disto tem uns R$40 de taxas do DETRAN para emitir os documentos e, se for o caso, uns R$100 de despachante. Ou seja, com menos de 300 pratas voce fica tranquilo. Numa unica inspecao voce pode regularizar as rodas, a suspensao, o xenon e o turbo.
Tb sou a favor da inspeção, acho que se ela ocorre sem arbitrariedades e dentro do razoável compensa muito regularizar seja o que for no carro.

fernandofsa
Membros
Mensagens: 58
Registrado em: 23 Set 2009, 15:52
Veiculo: C4 Grand Picasso

Re: rodão = problema em blitz

Mensagem por fernandofsa »

No caso de regularização da modificação, a inspeção terá validade de 1 ano.
As taxas para inspeçao e emissao do novo documento sai barato, como já falaram, menos de 300 reais.

Porém eu pergunto: o que isso implica na seguradora???
Tem que realizar a alteraçao do documento junto a seguradora?
Considerando que o carro foi alterado, o seguro ficará mais caro?

Apesar de ser uma modificacao leve, acho que o seguro iria pras alturas....

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”