Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Gasolina - Qual usar?

Mensagem por Dec0 VTR »

viperboyrs escreveu:ai ai Deco, como eu queria um amigo dono de posto...

Ixi mano, sabe que depois que eu vendi o VTR e só to andando de Gol nem passo mais no posto dele? É meio longe.

Fato que agora que ando de carro flex, "volkswaaaaargen", motor brasileiríssimo e baratão, ando completamente desencanado da gasolina que ponho. O único cuidado que tenho é sempre abastecer em posto perto do meu bairro aqui, na zona oeste, e que seja de bandeira, de resto....

Putz! To nem aí, só coloco gasolina comum e quando acho um posto com uma "cara boa" com o alcool abaixo de R$ 1,70, encho com alcool.

C4 é osso cara, ficar se preocupando com esses detalhes de gasolina e talz, o carro é de concepção importada e demanda algumas preocupações a mais, PRINCIPALMENTE O VTR e a Picasso, mas a conclusoes tão no tópico aqui.

Abraços!

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

É isto aí. Todo prazer tem seu preço. Hehehe....

Abs.
Bruno Figueiredo.

Dec0 VTR
Moderador

Mensagem por Dec0 VTR »

bruno figueiredo escreveu:É isto aí. Todo prazer tem seu preço. Hehehe....

Abs.
Veríssimo!

aopenna
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por aopenna »

Caros,

Lendo o tópico fiquei com uma dúvida:

E o que acontece com o motor se voce abastecer só com álcool? Eu nunca tive carro flex e não tenho a menor idéia do que o álcool pode afetar no motor/óleo/etc...

Abração a todos!

Ale Penna
C4 GLX 2.0 Rouge ! I'm in love w/ it!!

jfcastron
Membros
Estado: MA
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por jfcastron »

fabio_sd escreveu:
Dec0 VTR escreveu:É galera, sobre o que o fabio fala, tb sempre ouvi que não é pra se enganar. Não é pq mudou a bandeira do posto que vc tá comprando um combustivel diferente, aqui no brasil quase tudo é petrobrás.
Exatamente. Os combustíveis "base" (tanto o diesel quanto a gasolina pura, chamada tecnicamente de Gasolina A) utilizados pelas distribuidoras (Shell, Esso, Ipiranga, BR, ALE, etc) são os mesmos, produzidos pelas refinarias da Petrobras ou importado pela própria Petrobras. Mesmo com a quebra do monopólio ocorrida a mais de 10 anos, pouquíssimas são as iniciativas de outras empresas em importar combustível pra vender no Brasil, sendo que nenhuma empresa montou qualquer unidade de refino no país depois da quebra do monopólio. Sendo assim, em tese, a qualidade do combustível é determinada pela qualidade na origem (gasolina A da Petrobras) acrescido da qualidade do álcool (incluindo o percentual de mistura) e dos eventuais aditivos detergentes/dispersante. E é durante a cadeia de distribuição (das distribuidoras até os postos) é que acontecem as adulterações, bastismos, falsificações e misturas "estranhas". Infelizmente, pelo que os jornais divulgam, na adulteração de gasolina vale quase tudo, deste alterar o teor de alcool (acrescentando alcool hidratado), até misturar solvente, oleo diesel, resíduos petroquímicos e outras coisas esquisitas.

O Fabio tá certíssimo no que diz. Quem enche a boca pra dizer "eu só abasteço em postos BR" não sabe o que está dizendo. Já vi vários entrarem pelo cano com gasolina ruim em postos BR, eu fui um deles, que na época o que o carro engasgou, depois foi só esvaziar e colocar outra gasolina e acabou o problema. Procurem abastecer em postos de sua confiança, de preferência sempre o mesmo, independente da bandeira, e se vocês conhecerem o dono então, melhor ainda, porque vc saberá da sua idoneidade e carater. Postos bandeira branca, ou independentes, há muitos honestos e sérios, não dá pra julgar ninguém. O mercado brasileiro é exatamente iso o que o Fábio falou, a Petrobrás (não é a dos postos), explora e vende a gasolina C (100% pura, livre de álcool) para todas as outras distribuidoras (Shell, Ale, Ipiranga, BR distribuidora; essa sim, a dos postos, são 2 empresas diferentes). Cada uma mistura a gasolina C ao álcool anidro cumprindo o padrão da lagislação brasileira, que no caso é hoje e 20%, com tolerância de 1% pra mais ou pra menos, e revende aos postos revendedores. Os TRR ( significa Transportador Revendedor Retalhista) só pode comprar diesel, e é proibido de revender a postos de combustíveis, apenas faz venda direta, retalhada, como o nome faz referência.
Ou seja, no fim das contas, as gasolina são todas iguais, desde que descontadas as adulteradas, e que sejam de revendedoras sérios e comercializadas por postos sérios. MAS, um detalhe, são todas iguais pra comum, pois pra aditivada há variação apenas na propriedades de aditivação, que muda ligeiramente um pouco de marca pra marca. Umas limpam um pouco mais que as outras, mas no final, qualquer aditivada é muito melhor que a comum. Pra quem não sabe mais do ramo, 2 curiosidades: não sei qual o ano, se foi 2006/2007, mas nesse ano a ALE foi a distribuidora com menos nível de não conformidade das amostras de combustível entre todas as distribuidoras, ou seja, a marca mais confiável nesse ano pesquisado. Portanto é bobagem ficar enchendo a boca pra Petrobrás que é isso, que é aquilo. Outra, sabiam que a gasolina aditivada sai como comum da base? E a aditivação é feita no próprio tanque do caminhão (ao menos nas bases que já conheci) adicionando o aditivo ali mesmo. O controle do produto é tal, de forma que não vaze a composição do mesmo, que o frasco que o motorista recebe pra aditivar, tem que se devolvido com tampa, lacre e vasilhame a base, que fiscaliza a aditivação do produto. E bastam menos de 200ml do produto pra aditivar 5.000 L de gasolina. Será que o produto é bom, e concentrado??
Sobre a Podium, é indiscutível que é melhor de todas (maior octanagem), mas ela segue o padrão da gasolina brasileira, ou seja, contém álcool. Mas pro C4 não é vantajosa pelo custo elevado e octangem não compatível do motor do mesmo, de forma a extrair o máximo dessa gasolina.
Eu uso aditivada na grande maioria do tempo, que é indiscutível suas propriedades detergentes e antidispersantes, evitando assim a formação de depósitos de carvão nas câmaras de combustão.
C4P Exclusive manual 07/08
JBL 12" + Roadstar 4510 + Bravox C60B 2vias + DB Audio coaxial

phmdeleve
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por phmdeleve »

Senhores, muito boa tarde.

Não sei o o q está acontecendo com o meu VTR

ele só está aceitando gasolina podium e/ou similares

qnd eu coloco comum em algum Shell da vida, o meu carro simplismente não anda... ele fica fraco demais e morre (aparece no CB "problemas no sistema de combustao")
já fui guinchado duas vezes por causa disso!!!

hoje, pelo menos, coloco 1/3 de podium(BR) a cada tanque.. só assim pra ele andar de boa

alguém já teve esse "problema"?

PS: achei infeliz um comentário que vi nesse tópico, onde o amigo citou que a gasolina podium não dá diferença nos nossos carros( família c4 ), devido a compressão e etc.. a diferença é gritante, até o barulho do carro muda, fica muito mais "encorpado" e o carro anda mais sim!

abraços!

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Os 10 primeiros que chegarem no Encontro Nacional em Jundiaí, dia 31/10, irão ganhar um livro sobre Gasolina Automotiva!
Fabio_SD

Dec0 VTR
Moderador

Mensagem por Dec0 VTR »

phmdeleve escreveu:Senhores, muito boa tarde.

Não sei o o q está acontecendo com o meu VTR

ele só está aceitando gasolina podium e/ou similares

qnd eu coloco comum em algum Shell da vida, o meu carro simplismente não anda... ele fica fraco demais e morre (aparece no CB "problemas no sistema de combustao")
já fui guinchado duas vezes por causa disso!!!

hoje, pelo menos, coloco 1/3 de podium(BR) a cada tanque.. só assim pra ele andar de boa

alguém já teve esse "problema"?

PS: achei infeliz um comentário que vi nesse tópico, onde o amigo citou que a gasolina podium não dá diferença nos nossos carros( família c4 ), devido a compressão e etc.. a diferença é gritante, até o barulho do carro muda, fica muito mais "encorpado" e o carro anda mais sim!

abraços!

Sorte sua que mude no seu C4 Hatch GLX fabricado na Argentina então. No meu VTR não mudava nada e olha que era fabricado na França.

Mas veja como diversos fatores influenciam, o seu carro nem com gasolina normal anda.... qual deve ser o parametro então o seu carro? Acho que não.

O teu problema deve ser alguma configuração na injeção eletronica, com certeza. Abraços e boa sorte.

Homem de preto
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por Homem de preto »

Pena que aqui em Vitória-ES, não existe nenhum posto que venda esse tipo de gasolina(PODIUM), só encontramos a aditivada.

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Homem de preto escreveu:Pena que aqui em Vitória-ES, não existe nenhum posto que venda esse tipo de gasolina(PODIUM), só encontramos a aditivada.
http://www.petrobras.com.br/localizador

Postos na região de Vitória que vendem Gasolina Podium:

Posto Gaivotas
R.AMERICO BUAIZ 1285 / ENSEADA DO SUA
VITORIA, ES - 29050-420, Brasil
(27) 3345-1655

Posto America
R.ENG.JOSE SERTA 100 / JARDIM AMERICA
CARIACICA, ES - 29140-180, Brasil
(22) 3226-1215

Posto Oliveira Vila Velha
ESTR JERONIMO MONTEIRO 840 / VILHA VELHA