fabio_sd escreveu:Dec0 VTR escreveu:É galera, sobre o que o fabio fala, tb sempre ouvi que não é pra se enganar. Não é pq mudou a bandeira do posto que vc tá comprando um combustivel diferente, aqui no brasil quase tudo é petrobrás.
Exatamente. Os combustíveis "base" (tanto o diesel quanto a gasolina pura, chamada tecnicamente de Gasolina A) utilizados pelas distribuidoras (Shell, Esso, Ipiranga, BR, ALE, etc) são os mesmos, produzidos pelas refinarias da Petrobras ou importado pela própria Petrobras. Mesmo com a quebra do monopólio ocorrida a mais de 10 anos, pouquíssimas são as iniciativas de outras empresas em importar combustível pra vender no Brasil, sendo que nenhuma empresa montou qualquer unidade de refino no país depois da quebra do monopólio. Sendo assim, em tese, a qualidade do combustível é determinada pela qualidade na origem (gasolina A da Petrobras) acrescido da qualidade do álcool (incluindo o percentual de mistura) e dos eventuais aditivos detergentes/dispersante. E é durante a cadeia de distribuição (das distribuidoras até os postos) é que acontecem as adulterações, bastismos, falsificações e misturas "estranhas". Infelizmente, pelo que os jornais divulgam, na adulteração de gasolina vale quase tudo, deste alterar o teor de alcool (acrescentando alcool hidratado), até misturar solvente, oleo diesel, resíduos petroquímicos e outras coisas esquisitas.
O Fabio tá certíssimo no que diz. Quem enche a boca pra dizer "eu só abasteço em postos BR" não sabe o que está dizendo. Já vi vários entrarem pelo cano com gasolina ruim em postos BR, eu fui um deles, que na época o que o carro engasgou, depois foi só esvaziar e colocar outra gasolina e acabou o problema. Procurem abastecer em postos de sua confiança, de preferência sempre o mesmo, independente da bandeira, e se vocês conhecerem o dono então, melhor ainda, porque vc saberá da sua idoneidade e carater. Postos bandeira branca, ou independentes, há muitos honestos e sérios, não dá pra julgar ninguém. O mercado brasileiro é exatamente iso o que o Fábio falou, a Petrobrás (não é a dos postos), explora e vende a gasolina C (100% pura, livre de álcool) para todas as outras distribuidoras (Shell, Ale, Ipiranga, BR distribuidora; essa sim, a dos postos, são 2 empresas diferentes). Cada uma mistura a gasolina C ao álcool anidro cumprindo o padrão da lagislação brasileira, que no caso é hoje e 20%, com tolerância de 1% pra mais ou pra menos, e revende aos postos revendedores. Os TRR ( significa Transportador Revendedor Retalhista) só pode comprar diesel, e é proibido de revender a postos de combustíveis, apenas faz venda direta, retalhada, como o nome faz referência.
Ou seja, no fim das contas, as gasolina são todas iguais, desde que descontadas as adulteradas, e que sejam de revendedoras sérios e comercializadas por postos sérios. MAS, um detalhe, são todas iguais pra comum, pois pra aditivada há variação apenas na propriedades de aditivação, que muda ligeiramente um pouco de marca pra marca. Umas limpam um pouco mais que as outras, mas no final, qualquer aditivada é muito melhor que a comum. Pra quem não sabe mais do ramo, 2 curiosidades: não sei qual o ano, se foi 2006/2007, mas nesse ano a ALE foi a distribuidora com menos nível de não conformidade das amostras de combustível entre todas as distribuidoras, ou seja, a marca mais confiável nesse ano pesquisado. Portanto é bobagem ficar enchendo a boca pra Petrobrás que é isso, que é aquilo. Outra, sabiam que a gasolina aditivada sai como comum da base? E a aditivação é feita no próprio tanque do caminhão (ao menos nas bases que já conheci) adicionando o aditivo ali mesmo. O controle do produto é tal, de forma que não vaze a composição do mesmo, que o frasco que o motorista recebe pra aditivar, tem que se devolvido com tampa, lacre e vasilhame a base, que fiscaliza a aditivação do produto. E bastam menos de 200ml do produto pra aditivar 5.000 L de gasolina. Será que o produto é bom, e concentrado??
Sobre a Podium, é indiscutível que é melhor de todas (maior octanagem), mas ela segue o padrão da gasolina brasileira, ou seja, contém álcool. Mas pro C4 não é vantajosa pelo custo elevado e octangem não compatível do motor do mesmo, de forma a extrair o máximo dessa gasolina.
Eu uso aditivada na grande maioria do tempo, que é indiscutível suas propriedades detergentes e antidispersantes, evitando assim a formação de depósitos de carvão nas câmaras de combustão.