Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
igorvix
Membros
Mensagens: 166
Registrado em: 21 Dez 2009, 13:52
Veiculo: C4 Picasso

Veja como rebaixar seu carro dentro da lei

Mensagem por igorvix »

Resolução do Denatran permite modificação desde que feita em centros credenciados
Raphael Hakime, do R7

Os donos de carros rebaixados já podem deixar de se preocupar com as blitze policiais. Uma resolução do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) de 2008 permite a troca do sistema de suspensão do automóvel desde que o proprietário comunique o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) com antecedência e faça a homologação em centros credenciados pelo órgão. Mas vale ressaltar que, ainda assim, as seguradoras não aceitam carros rebaixados.
Imagem
A função da suspensão é oferecer dirigibilidade e estabilidade ao veículo, mas é comum, entre os apaixonados por carros “socados no chão", o corte de parte das molas ou a instalação de suspensões de rosca, que permitem regular a altura do veículo. Entretanto, essas opções não estão de acordo com as regras do Denatran.
O diretor técnico do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), Antonio Gaspar de Oliveira, explica que “quando se alteram as condições originais de um carro [por conta e risco], ele entra na ilegalidade”.

- Tanto é que num comando policial, o carro acaba sendo retido. Atualmente, quando o usuário implanta o sistema de gás (GNV) ou coloca turbo, o Detran refaz o documento do veículo e coloca uma observação. O mesmo pode ocorrer com o rebaixamento da suspensão, se a inspeção veicular não encontrar problemas de segurança com a altura do veículo.

De acordo com Gérson Burin, analista técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a resolução 292 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que entrou em vigor em agosto de 2008, permite a mudança, mas “há parâmetros a serem seguidos, ou seja, não é simplesmente instalar outra suspensão e rodar com o veículo”.

- É preciso escolher a suspensão e fazer uma consulta ao Detran, que vai analisar o caso. O Detran indica uma instituição técnica credenciada pelo Denatran para checar a suspensão, com base em normas do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial]. Essa instituição dá o ok para o Detran, que emite o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Só depois desse procedimento é que o proprietário poderá instalar a nova suspensão.

De acordo com a resolução do Contran, o CRV (Certificado de Registro de Veículo) e o CLRV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) devem possuir “a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo”.


http://noticias.r7.com/r7/media/2010/04 ... 00x500.swf



http://noticias.r7.com/economia/noticia ... 00420.html
Imagem Igor-vix

gbwb
Membros
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Jul 2010, 13:36
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Veiculo: C4 VTR

Re: Veja como rebaixar seu carro dentro da lei

Mensagem por gbwb »

ok, mas a pergunta é: sem regularizar junto ao detran a seguradora aceita fazer o seguro? e se eu já tenho seguro e não regularizo nada, nem comunico a seguradora, será que estão negando o pagamento em caso de sinistro? ou depende da seguradora...

sucesso!

Jack*
Membros
Mensagens: 61
Registrado em: 29 Jun 2010, 16:42
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Veiculo: C4 VTR

Re: Veja como rebaixar seu carro dentro da lei

Mensagem por Jack* »

Pessoal,


Generalizando, as seguradoras, não são instituições filantrópicas, ou seja, visam lucro.
O fato de vc alterar a característica do veículo após a vistoria realizada pelo profissional da sua seguradora, teoricamente isenta a seguradora de lhe reembolsar o valor do veículo. Disse teoricamente pois, se seu carro for roubado ou furtado e não for encontrado "sorte sua", não há como provarem q seu veículo foi alterado. Agora se seu caso for um acidente, aí é rezar para eles não perceberem a modificação, rezar mesmo, pois uma das obrigações primordiais do vistoriador de sinistro é verificar a suspensão e tirar fotos.

Agora uma opnião pessoal, a probabilidade de um veículo rebaixado sofrer um acidente é muito menor, claro q toda regra tem sua exceção, mas na maioria das vezes quem possui um veículo rebaixado anda em uma velocidade mais moderada, roda muito menos, isso quando não possui dois veículos, além de tomar todo cuidado do mundo pra não cair nem um grão de areia diferente no carro, e só pelo fato de rebaixar seu veículo, o proprietário visa mais acentuar a beleza do veículo do que a a própria dirigibilidade ou estabilidade, ou seja não é para fins emulativos. Então qual é o motivo das seguradoras não segurarem veículos rebaixados. Nem que acrescente uma taxa para esse perfil de propietário.

Pessoal, só queria desabafar um pouco, pois tenho meu VTR e toda vez q falo em rebaixar mua pai e meu irmão q trabalham em seguradoras ja vem com esse texto todo aí pra cima de mim, meu antigo 206 foi na marra: cortar molas, rosca, ar, nessa ordem mesmo.

Aki em BH tem uma cooperativa para segurar somente carros rebaixados, vou procurar me informar melhor e posto aki pra ver a confiabilidade.

Abraços!
Há pessoas que dirigem, há pessoas que pilotam, eu... desfilo!

Imagem

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”