Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Trocando o kit 2 vias original da dianteira

Mensagem por Cyro »

Alguns passos envolvidos na troca do kit duas vias dianteiro:

A desmontagem da porta está detalhada no DIY abaixo, sobre a colocação de manta na porta:

viewtopic.php?f=20&t=2952

Resultado final da porta desmontada:
Imagem

Além da porta desmontada, deve-se remover o som do carro e identificar os fios de som para as caixas dianteiras, que devem ser cortados para se levar a entrada do crossover:
Imagem
Imagem

É possível pular esta etapa e nada fazer no som original, pegando o fio que chega no falante original e ligá-lo diretamente na entrada do crossover. Pessoalmente nçao recomendo este método que apesar de ser bem mais fácil, irá utilizar um fio muito fino. Compre um bom fio duplo de som e faço o serviço completo.

No sistema original sai um fio único do som (RD4) para cada lado que posteriormente se ramifica em 2 para o tweeter e mid originais. Neste caso este fio foi inutilizado e novos fios foram puxados desde a saída do RD4 e também do tweeter.

Neste caso específico, o som do carro já havia sido modificado, então a saída das caixas dianteiras já estavam identificadas e somente mudei a fiação passando uma mais espessa com blindagem mais grossa. Puxei o fio da saída dianteira do som (para cada lado) e levei-o até a região lateral por trás do painel, sempre fixando os fois com tirantes de nylon, para que os fios soltos não "batam" dentro do painel e gerem ruídos diretos.

Para passar pela porta soltei aquela borracha que existe na parte interna da porta e por lá passei os fios que vem do som e do tweeter.
Resultado dos fios passados para a porta. Um será conectado ao tweeter e outro trás o sinal do RD4.
Imagem

Fixação do fio que desce do tweeter com tiras de nylon, para evitar movimentação do mesmo e barulhos no painel:
Imagem
Imagem

Com os dois fios passados na porta, deve-se conectálos ao crossover em seus locais específicos, sendo o IN do crossover (em alguns vem escrito AMPLI) o fio que trás o sinal do RD4. O fio do woofer do 2 vias, será curto, pois a posição escolhida para o crossover aqui é bem próxima ao local do woofer na porta.

Resultado do crossover conectado e pronto para ser fixado na porta:
Imagem

Prendendo os fios com tirantes de nylon finos, para evitar vibração e barulhos na porta:
Imagem

A fixação do crossover na porta é feita na posição indicada abiaxo, porém logicamente na parte interna da porta:
Imagem
O melhor é deixar os fios para cima mesmo, pois ficam mais acessíveis. Deve-se fazer o serviço todo com o vidro abaixado, para ter certeza que nada está pegando no mecanismo de levantamento do vidro. Se fizer com o vidro levantado, pode ter desagradável surpresa de ter alguma coisa pegando ao descer o vidro.

Fixando o crossover na porta com fita dupla-face aplicada:
Imagem

Observações: pra quem acha que o posicionamento é ruim por ter acesso difícil, acho que desmontar a porta do VTR é muito fácil e a colocação fica bem firme. Não há qualquer espécie de vibração no local. Na sequência irei realizar a forração com manta acústica da porta, o que irá deixar o crossover ainda mais imune a vibrações ou a barulhos diretos.

Existem outros tópicos aqui no C4C sobre a colocação de kits duas vias, porém todos com a colocação do crossover atrás do painel, por isso resolvi abrir um novo tutorial sobre o tema.
Imagem

riquati
Membros
Estado: MT

Re: Trocando o kit 2 vias original da dianteira

Mensagem por riquati »

Cyro, a passagem pelo conector original da porta é tranquila?? Logo logo (tão cedo resolvam meu problema do ar) vou montar o som no C4, e um dos passos é exatamente este, passar nova fiação para tweeters e midbass. O do tweeter está tranquilo, já ví como desmontar, e vou fazer 'copinhos' para encaixar no local original (guardo a telinha e uso os copos no lugar). Já a passagem da fiação para a porta, para mim, ainda é uma incógnita.... especialmente pq. pretendo usar um cabo mais grosso...

[]s, e obrigado pelo passo-a-passo disponibilizado!!

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Dá pra passar tranquilo. O melhor é primeiro desmontar a porta e tirar a forração. Tem uma peça plástica branca de encaixe na parte da porta e do batente. Soltando essa peça plástica (cuidado pra não quebrar), fica fácil soltar a borracha da vedação. No meu caso, passei da porta pra dentro um arame grosso, pra achar a saída por dentro do carro, pois o espaço é muito apertado. Esse arame fica de guia pra puxar o fio. Depois que passei o fio ai reencaixa os suportes de plástico já com a borracha de vedação colocada. Primeiro no batente, depois na porta. Esse fds vou mantar a porta do carro e se der tiro umas fotos dessa passagem e posto aqui.
Imagem

ettore
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por ettore »

cyro na boa vc deve ser o medico + desocupado do mundo uhauhauhauh onde c arruma tempo pra fazer estrago desse nivel no carro?? uhauhauhauha ainda ta me devendo o desbloqueio do navi hein uhauhauhuha
abraço
c4 vtr preto ralado com teto vinil preto fosco, NASCARchips, filtro simota, 170cv (PRA MIM CONTINUA COM 170 FUI CLARO????????????????) e um retardado dirigindo uhauhauhuhauhauhuha

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

Cyro, olhei os pontos que vc. falou, realmente é tranquilo... só não dá pra passar 'por dentro' do conector, mas deslocando ele para trás, passa-se a fiação de boa. Estou só aguardando minha fiação de falantes chegar (peguei leve, encomendei 2x1.5mm, pra evitar problemas...kkkk....) e vou montar meu kit. Já fabriquei os baffles (suportes) em MDF, montei os tweeters no local original, agora é ir montando o som aos poucos.

Valeu pelas fotos e pelas dicas! :)

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Acho que eu expliquei meio superficialmente o assunto da passagem do fio, pois eu também não consegui passar direto pelo conector de borracha, fazendo como você fez, deslocando e passando. Parabéns ai pelo serviço. Depois adiciona umas fotos do teu trabalho pra completar este tutorial.
Imagem

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

Cyro, eu ainda não passei a fiação (aliás, ela tá na estrada ainda, nos Correios), mas já desloquei a borracha e ví a peça branca que vc. falou, e consegui deslocar o conector amarelo (o plug) pra dentro, liberando espaço para passar a fiação. Se a fiação for fina (digo, nada exagerado), pelo jeito vai tranquilo... ainda vou demorar umas semanas para estar com todo o material à mão (cabos e malha) pra poder instalar.

Mas, certeza, quando montar posto aqui as fotos da passagem da fiação. Tou com umas fotos do resto do projeto, num passo-a-passo lá no autoforum.net, quando estiver pelo menos tocando eu posto aqui de forma mais organizada (tem umas 8 páginas lá, coisa de quando comecei o projeto, ainda não tinha certeza de pra que lado ia atirar....kkkk.... tá uma bagunça meu post lá, dá até vergonha postar aqui.)

abração,
Ricardo.

AleckxBsB
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por AleckxBsB »

Como remover as grades dos tweeters originais?
Como fazer os fios amplificados chegarem até os tweeters?

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”