A desmontagem da porta está detalhada no DIY abaixo, sobre a colocação de manta na porta:
viewtopic.php?f=20&t=2952
Resultado final da porta desmontada:

Além da porta desmontada, deve-se remover o som do carro e identificar os fios de som para as caixas dianteiras, que devem ser cortados para se levar a entrada do crossover:


É possível pular esta etapa e nada fazer no som original, pegando o fio que chega no falante original e ligá-lo diretamente na entrada do crossover. Pessoalmente nçao recomendo este método que apesar de ser bem mais fácil, irá utilizar um fio muito fino. Compre um bom fio duplo de som e faço o serviço completo.
No sistema original sai um fio único do som (RD4) para cada lado que posteriormente se ramifica em 2 para o tweeter e mid originais. Neste caso este fio foi inutilizado e novos fios foram puxados desde a saída do RD4 e também do tweeter.
Neste caso específico, o som do carro já havia sido modificado, então a saída das caixas dianteiras já estavam identificadas e somente mudei a fiação passando uma mais espessa com blindagem mais grossa. Puxei o fio da saída dianteira do som (para cada lado) e levei-o até a região lateral por trás do painel, sempre fixando os fois com tirantes de nylon, para que os fios soltos não "batam" dentro do painel e gerem ruídos diretos.
Para passar pela porta soltei aquela borracha que existe na parte interna da porta e por lá passei os fios que vem do som e do tweeter.
Resultado dos fios passados para a porta. Um será conectado ao tweeter e outro trás o sinal do RD4.

Fixação do fio que desce do tweeter com tiras de nylon, para evitar movimentação do mesmo e barulhos no painel:


Com os dois fios passados na porta, deve-se conectálos ao crossover em seus locais específicos, sendo o IN do crossover (em alguns vem escrito AMPLI) o fio que trás o sinal do RD4. O fio do woofer do 2 vias, será curto, pois a posição escolhida para o crossover aqui é bem próxima ao local do woofer na porta.
Resultado do crossover conectado e pronto para ser fixado na porta:

Prendendo os fios com tirantes de nylon finos, para evitar vibração e barulhos na porta:

A fixação do crossover na porta é feita na posição indicada abiaxo, porém logicamente na parte interna da porta:

O melhor é deixar os fios para cima mesmo, pois ficam mais acessíveis. Deve-se fazer o serviço todo com o vidro abaixado, para ter certeza que nada está pegando no mecanismo de levantamento do vidro. Se fizer com o vidro levantado, pode ter desagradável surpresa de ter alguma coisa pegando ao descer o vidro.
Fixando o crossover na porta com fita dupla-face aplicada:

Observações: pra quem acha que o posicionamento é ruim por ter acesso difícil, acho que desmontar a porta do VTR é muito fácil e a colocação fica bem firme. Não há qualquer espécie de vibração no local. Na sequência irei realizar a forração com manta acústica da porta, o que irá deixar o crossover ainda mais imune a vibrações ou a barulhos diretos.
Existem outros tópicos aqui no C4C sobre a colocação de kits duas vias, porém todos com a colocação do crossover atrás do painel, por isso resolvi abrir um novo tutorial sobre o tema.