Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
wkool
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Controle de traçao ajuda em estrada de terra?

Mensagem por wkool »

Pessoal,

sempre que vou para o interior fico estressado porque chove e a estrada de terra do sitio vira uma lama e acho que o carro vai atolar.

estes sistemas do C4 ESP ajuda em alguma coisa?

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?

Mensagem por Cyro »

Ajuda e muito. O controle de tração evita a derrapagem na aceleração enquanto o ESP auxilia na derrapagem lateral. Logicamente o sistema não faz milagres. Apesar de ir muito a fazendas, nunca fui de VTR pra testar, já que uso o veículo da patroa que é bem mais adequado pra isso (CRV). Meu VTR tá muito baixo pra pegar estrada de chão. Com o CRV posso andar tranquilo e sempre que preciso o ABS auxilia na direção. Como não tem ESP nem controle de tração tem que ir mais manso, mas o carro é pra isso mesmo: andar relax.
Imagem

Caiafa
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Caiafa »

Cyro pontou bem aqui
O controle de tração e estabilidade são bons mas o carro é baixo

Pedro H
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Pedro H »

Coloco um adendo nesta questão.

Em nenhum moomento estes sistemas podem ser considerados ajuda em uma situação de atolamento, você não terá nenhuma facilidade para sair de um atoleiro por possuir ESP, ou ABS, etc.

Inclusive na necessidade de se sair de um atolamento, é melhor desligar o ESP, para permitir um minimo escorregamento das rodas.

Pra quem tem duvida, ta no manual isso.
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Bom, eu jã li reportagens onde é indicadop desligar o ESP em estradas com lama ou brita pois o ESP nâo encontra em padrão pra atuar. Até o ABS não é tâo bom em estradas de terra...um freio normal tende a ser mais eficiente! AGora, não sei realmente afirmar se o que li é fonte 100% segura...sei que fabricantes de carros off road que tem sistema ABS é um sistema desenvolvido justamente para as condições de uso do veículo, que seria terra, areia, etc...diferente do C4.
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

johnny17
Membros
Estado: SP

Mensagem por johnny17 »

Pedro flw td! Quase atolei c/ meu VTR indo p/ meu sítio em Atibaia, bateu um desespero na minha irmã q estava ao lado pois o carro ñ andava, precisei desligar o ESP/ASR, porém era só a roda destracionar um pouquinho e ele ligava automaticamente... o negócio é ir de 2ª, rotação bem baixa e pisando bem de leve no acelerador...
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

O problema é que não desliga em partes, pois se o ESP pode atrapalhar, o controle de tração iria ajudar, já que na lama o que menos ajuda é a roda patinando em falso. Se pisar mais forte o controle iria cortar e acertar a tração para o piso. Esta inclusive é uma das mais impotantes funções do controle, em pisos úmidos e escorregadios, evitando a patinada por excesso de tração.
Imagem

wkool
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por wkool »

Obrigado Pessoal! pelo que entendi, talvez ajude a nao atolar, mas se atolar mesmo, nenhum deles vai ajudar a sair do atoleiro

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

Pra sair de atoleiro somente com tração nas quatro rodas e reduzida, ESP e controle de tração não vão te adiantar de nada, estes dispositivos não foram projetados para isso, por isso recomendo deixar o C4 em casa caso tiver que andar por um lugar destes.
Quanto o ABS pode ficar tranquilo, os sistemas antigos até tinha problema mas os novos já prevêm utilização em lama e gelo que é bem pior, quem já usou já viu que as rodas vão travando e soltando, a cada "travada" é removida a camada superficial de gelo ou lama que possa estar na estrada para que os pneus tenham sempre uma superfície "rugosa" para atuar, por isso pode usar sem problemas.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”