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Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Pessoal,
sempre que vou para o interior fico estressado porque chove e a estrada de terra do sitio vira uma lama e acho que o carro vai atolar.
estes sistemas do C4 ESP ajuda em alguma coisa?
sempre que vou para o interior fico estressado porque chove e a estrada de terra do sitio vira uma lama e acho que o carro vai atolar.
estes sistemas do C4 ESP ajuda em alguma coisa?
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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Ajuda e muito. O controle de tração evita a derrapagem na aceleração enquanto o ESP auxilia na derrapagem lateral. Logicamente o sistema não faz milagres. Apesar de ir muito a fazendas, nunca fui de VTR pra testar, já que uso o veículo da patroa que é bem mais adequado pra isso (CRV). Meu VTR tá muito baixo pra pegar estrada de chão. Com o CRV posso andar tranquilo e sempre que preciso o ABS auxilia na direção. Como não tem ESP nem controle de tração tem que ir mais manso, mas o carro é pra isso mesmo: andar relax.

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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Cyro pontou bem aqui
O controle de tração e estabilidade são bons mas o carro é baixo
O controle de tração e estabilidade são bons mas o carro é baixo
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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Coloco um adendo nesta questão.
Em nenhum moomento estes sistemas podem ser considerados ajuda em uma situação de atolamento, você não terá nenhuma facilidade para sair de um atoleiro por possuir ESP, ou ABS, etc.
Inclusive na necessidade de se sair de um atolamento, é melhor desligar o ESP, para permitir um minimo escorregamento das rodas.
Pra quem tem duvida, ta no manual isso.
Em nenhum moomento estes sistemas podem ser considerados ajuda em uma situação de atolamento, você não terá nenhuma facilidade para sair de um atoleiro por possuir ESP, ou ABS, etc.
Inclusive na necessidade de se sair de um atolamento, é melhor desligar o ESP, para permitir um minimo escorregamento das rodas.
Pra quem tem duvida, ta no manual isso.
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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Bom, eu jã li reportagens onde é indicadop desligar o ESP em estradas com lama ou brita pois o ESP nâo encontra em padrão pra atuar. Até o ABS não é tâo bom em estradas de terra...um freio normal tende a ser mais eficiente! AGora, não sei realmente afirmar se o que li é fonte 100% segura...sei que fabricantes de carros off road que tem sistema ABS é um sistema desenvolvido justamente para as condições de uso do veículo, que seria terra, areia, etc...diferente do C4.
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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Pedro flw td! Quase atolei c/ meu VTR indo p/ meu sítio em Atibaia, bateu um desespero na minha irmã q estava ao lado pois o carro ñ andava, precisei desligar o ESP/ASR, porém era só a roda destracionar um pouquinho e ele ligava automaticamente... o negócio é ir de 2ª, rotação bem baixa e pisando bem de leve no acelerador...
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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
O problema é que não desliga em partes, pois se o ESP pode atrapalhar, o controle de tração iria ajudar, já que na lama o que menos ajuda é a roda patinando em falso. Se pisar mais forte o controle iria cortar e acertar a tração para o piso. Esta inclusive é uma das mais impotantes funções do controle, em pisos úmidos e escorregadios, evitando a patinada por excesso de tração.

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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Obrigado Pessoal! pelo que entendi, talvez ajude a nao atolar, mas se atolar mesmo, nenhum deles vai ajudar a sair do atoleiro
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Re: Controle de traçao ajuda em estrada de terra?
Pra sair de atoleiro somente com tração nas quatro rodas e reduzida, ESP e controle de tração não vão te adiantar de nada, estes dispositivos não foram projetados para isso, por isso recomendo deixar o C4 em casa caso tiver que andar por um lugar destes.
Quanto o ABS pode ficar tranquilo, os sistemas antigos até tinha problema mas os novos já prevêm utilização em lama e gelo que é bem pior, quem já usou já viu que as rodas vão travando e soltando, a cada "travada" é removida a camada superficial de gelo ou lama que possa estar na estrada para que os pneus tenham sempre uma superfície "rugosa" para atuar, por isso pode usar sem problemas.
Quanto o ABS pode ficar tranquilo, os sistemas antigos até tinha problema mas os novos já prevêm utilização em lama e gelo que é bem pior, quem já usou já viu que as rodas vão travando e soltando, a cada "travada" é removida a camada superficial de gelo ou lama que possa estar na estrada para que os pneus tenham sempre uma superfície "rugosa" para atuar, por isso pode usar sem problemas.