Assuntos diversos, piadas, videos e etc..
RodVTS98
Moderador
Estado: SP
Veiculo: Outros

Re: Velocidade e Chuva não combinam! - Informação Útil

Mensagem por RodVTS98 »

BICUDO escreveu:Venho comentando, com o pessoal do forum em algums encontros faz tempo, já havia pego grandes chuvas com o VTR e nunca tinha sentido ele aquaplanar, mas com o C2 em outubro indo encontrar como o Bruno e o pessoal do Rio de janeiro na Carvalho Pinto senti varias vezes durante o trajeto o que o rodrigo relatou a perca de aderencia por algums segundos, pneus novos MAXXIS MAR 1, ontem como algums saben moro a beira de uma rodovia e para qualquer coisa tenho que me deslocar por ela voltando do Supermercado exixte uma reduçao da faixa principal sinalizada por aquelas setas pintas no asfalto, em uma velocidade controlada de 80km/h quando o C2 passava por aquelas sinalizaçoes a traseira do carro sambava dançando o (rebolexon), nao tinha muita agua na pista mas só de estar molha já era suficiente para dar essa insegurança.
Me veio na hora nas transmiçoes de Formula 1 quando tá chovendo e o GALVAO fala colocou o pe na faixa branca vai rodar....e é isso mesmo.

Pessoal a epoca de chuvas chegou é o Verao todo, vamos ficar atento a segurança nossa e dos outros na estrada.
aquaplanagen e essas sinalizaçoes de pistas, onde o asfalto fica muito liso.

abraços.
Pura verdade!!!!

Valeu, Bicudo!!! A história das faixas é isso mesmo!!!

Abração!
Rodrigo.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Cyro escreveu:Muito bom o alerta.

Completando o alerta do Rodrigo, vai uma dica importante: quando trafegar em estradas com chuva, olhe pelo retrovisor e veja se seu carro deixa um trilho na pista ao passar... fica uma marca das rodas... no momento que a trilha desaparece, você está em velocidade acima da compatível com a velocidade em questão e o carro está prestes a aquaplanar... Alivie um pouco o pé do acelerador (não tire de vez), sem frear e deixe a velocidade diminuir até aparecer o trilho novamente.

O meu susto foi um pouco maior que o do Rodrigo... estes dias vi a mesma cena... só que era uma carreta de 9 eixos carregada de soja, dessas articuladas de 3 partes, na estrada entre Araguari e Uberlândia... fez o chamado X... por sorte não bateu em ninguém, pois a estrada é pista simples... estava a uns 200/300 m na minha frente...em outra situação (há uns 3 anos) um Fiat Tipo rodou igualzinho o relato do Rodrigo na minha frente e também porrou no guardrail....

TODO CUIDADO NA CHUVA É POUCO....

Não achem que são o Senna, que era o mágico das chuvas...

Segundo o site da Bridgestone, as principais características de um pneu de F1 da temporada 2010:

Seco:
Pressão: 17 a 21 PSi
Temperatura ideal de uso: depende do composto usado em cada corrida

Intermediário:
Temperatura ideal de uso: 35 a 55º C
Drenagem: 34 litros por segundo a 300 km/h

Chuva:
Temperatura ideal de uso: 35 a 55º C
Drenagem: 61 litros por segundo a 300km/h
Ótimo complemento, Cyrão!!!

Valeu!!

Abraço,
Rodrigo.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

boldfinger escreveu:Eh isso ae galera, tbem jah vi tal acontecimento com um desses omegas australianos na marginal pinheiros ao lado da raia olimpica... Veio chutado pela esquerda, perdeu o controle e o carro foi rodando na pista...
Com chuva nao se brinca. Mto valido o rodrigao ter puxado esse post...
Eu mesmo sou meio imprudente e fiko mto confiante c o carro, mas mesmo um c4 ou uma bm nao fazem milagres mesmo... Esses dias estava descendo a serra da fernao dias a 120km/h c pista molhada, em um trecho onde a maioria vai a 60-70km/h... Imprudencia total..vou me atentar mais a isso com certeza...
Vê se TOMA CUIDADO, ô Japa maluco!... hehehehehhe

Abração!!

P.S.: Qdo vou ver essa sua BM?... tô loko pra andar nela!

johnny17
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por johnny17 »

No fim do ano fui ao Outlet da Bandeirantes (rodovia dos encontros do C4C-SP) e na volta (17:00) estava chovendo MT forte, minha namorada estava dirigindo o Pug 207 dela e de repente um New Civic que vinha no sentido interior entrou com tudo no canteiro central e por pouco não atravesso para a pista a qual estavamos. O motorista do NC teve a prudência de puxar o volante p/ a direita e o carro voltou para o canteiro, se ele não tivesse feito isso teria pego diversos outros veículos inclusive o da minha namorada.

Enfim já aprendi que na chuva todo cuidado é pouco e é extremamente válido que todos leiam essa mensagem.

Parabéns aos amigos pela colaboração.

abrxx!
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Contribuindo um pouquinho para esse importantíssimo tópico:

- Um dos momentos mais perigosos é no início da chuva (ou aquela garoa fraca), quando a água se mistura com óleo, areia e tudo que é resíduo que está sobre o asfalto, facilitando muito a perda de aderência.

- Depois que a chuva "lava" o asfalto e a quantidade de água aumenta, a aquaplanagem é o principal problema. E olha que os relatos dos colegas mais acima foram em rodovias consideradas as melhores e mais bem conservadas do país.
Uma dica é manter o carro no "trilho" deixado por outro mais à frente. Alí a quantidade de água é menor e você consegue "prever" as pequenas poças quando o trilho some.

- Pneuzão largo, que dá mais grip no asfalto seco e mesmo no molhado onde a água está bem escoada, também está mais sujeito a aquaplanar, pois a área de apoio sobre a lâmina d'água também é maior. Por isso que muitos motoristas de carrões são pegos de surpresa, pois abusam da falsa sensação de segurança... enquanto não encontram uma poça.

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

O tópico ficou tão bom que separei os posts mais relevantes para O Melhor do C4C...

viewtopic.php?f=21&t=1639&p=80164#p80164
Imagem

brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por brunollo »

Dicas corretíssimas. Uma vez eu vi um acidente semelhante, mas com consequencias mais sérias. Voltava de BSB pra BH na BR 040 no Siena de um amigo debaixo de chuva forte. No trecho entre Curvelo e Sete Lagoas (pista dupla) um Uno rasgou pela esquerda antes de uma curva, aquaplanou e literalmente caiu da pista em que estávamos (sentido BH) na pista debaixo (sentido Brasília) capotando e foi colhido por um caminhão em alta velocidade. O Uno estava cheio de gente e o acidente foi horrendo, pois a estrada estava muito cheia. Outros carros bateram no caminhão, foi algo terrível. Não paramos pois outros carros pararam rapidamente na outra pista, mas fiquei muito assustado com aquilo. Todo cuidado é pouco, e a velocidade deve ser reduzida MESMO. Outra dica é (pra quem ainda tem as rodas originais guardadas) trocar as rodas grandes e largas pelas 15, mais estreitas. Mais proteção contra a aquaplanagem e contra os buracos que proliferam nessa época!
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

brunollo escreveu:....Outra dica é (pra quem ainda tem as rodas originais guardadas) trocar as rodas grandes e largas pelas 15, mais estreitas. Mais proteção contra a aquaplanagem e contra os buracos que proliferam nessa época!
FATO!

Esqueci de comentar isso, no meu post. Por mais que tenha Yokohama S-Drive no meu carro, que considero um excelente pneu, a medida 225 dele é bem mais larga que a 195 original, além da borda mais fina 145x165.
Resultado: a borda mais fina vem com mais riscos de estragos por buracos, enquanto a banda mais larga resulta em maior chance de aquaplanagem...

Isso pode explicar porque um Uninho meia boca aquaplana menos que um VTR com pneus 225... na real o Uno com pneu fino "corta" mais a água empoçada, enquanto o VTR vai planar na água com o sapatão largo...
Imagem

Responder

Voltar para “Off Topic”